Páginas

14/08/2012

Festival Internacional de Folclore


A diversidade é o que nos une.
Eu não poderia começar esse post diferente! Comentei que aqui na minha cidade -Nova Petrópolis- estava acontecendo o Festival Internacional de Folclore, que começou dia 27 de julho e terminou dia 12 de agosto, domingo, dia dos pais.
Na programação tinham muitos grupos internacionais, vindos dos mais diversos lugares do mundo, grupos aqui do Brasil e grupos daqui mesmo da cidade. Argentina, Chile, Equador, Chile, República Tcheca, EUA, Pará, São Paulo, Minas Gerais, entre muitos outros.
O festival este ano fez 40 anos! E as atrações foram incríveis! Foram mais de 70 grupos se apresentando. Bom, digo que foi incrível só pelo o que eu vi. Sendo que olhei só algumas programações da última semana, e isso se dá pela minha birra por não ter sido autorizada a ser guia/tradutora de um dos grupos do EUA. Pode parecer super insignificante pra vocês, mas eu tava cheia de vontade pra conversar com eles, pra praticas meu inglês, fazer amizade e tudo mais, e eu fiquei super triste quando minha professora disse que eu não poderia traduzir. Porque não foi permitido? Por causa da linda da política. Isso me deixou super revoltada...
Mas enfim, depois percebi que essa birra não me levaria a lugar algum, e então decidi ceder, e não me arrependo. Sendo que fui  quase todos os dias da última semana ver as programações.
O post está super grande, e tem muitas fotos que levaram séculos pra carregar, mas espero que vá valer a pena.
Então vou postar algumas fotos aqui pra você das apresentações que eu vi. Não reparem, elas ficar super ruim, pois tirei elas sentada, e tinha gente na minha frente e tal, aí não ficou muito bom. Sim, tinha lugares perfeitos para os fotógrafos irem, mas eu me sentia mal em ir lá no meio da imprensa e tirar minhas fotinho, então ficava lá, só no meu lugar. Outra coisa: nunca imaginei que tirar fotos de pessoas em movimento fosse tão difícil. E, não reparem as coisas pretas nas fotos, são cabeças.  Mas, mesmo assim eu gostei muito de algumas fotos! :)
Vamos conferir?



Os grupos a seguir são das apresentações que eu assisti, e as fotos são todas de minha autoria! 
Nada está em ordem de grupo preferido e nada disso, foi mais ou menos conforme eu ia vendo as apresentações, passando as fotos e editando-as.

- Takina I Te Ahi, do Chile
Bem, esse grupo é o xodó da cidade, e a praça toda enche quando tem apresentação deles. É incrível! Eles vêm se apresentar já a 4 anos consecutivos. Eles ficaram apelidados carinhosamente como "peladões", pois faziam suas apresentações em vestimentas meio 'inapropriadas' no começo, e uma vez deu uma confusão danada pois umas mulheres invadiram o camarim masculino e tal, mas agora já não está mais tão complicado. Mas enfim, a apresentação deles é bem animada e divertida, muito legal. As fotos ficaram muito ruins, pois era impossível pegar eles parados, mas, fazer o que...



- Grupo Parafolclórico Frutos do Pará
Uma apresentação muito legal do Pará, onde eles representam diversas lendas por canto e dança.

- Grupo Parafolclorico Pôr do Sol, do Paraná
Cheguei no finalzinho da apresentação, mas achei legal de mais!

- Sabor de Salsa e Sabor de México, dos EUA
Adorei as apresentações de ambos os grupos, e eu ia adorar ter sido a guia/tradutora deles. Não tenho muito o que falar, pois vocês podem ver um poucocom seus próprios olhos como era lindo!

   

 - Volkstanzgruppe Freundschaftkreis e Böhmerland Tanzgruppe (INFANTIL)
Esses dois grupos são aqui da cidade e representam a tradição da cidade, alemã. Posso dizer que gostei do resultado dessas fotos, sabe, tira foto de criança fica muito fofo! haha'




- Ginástica Rítmica da Escola São José, de São Paulo
Achei a apresentação das meninas super legal, e fiquei muito empolgada quando vi na programação que iria ter ginástica rítmica, porque acho super legal. Só que, o que eu achei, e outras pessoas também, foi que elas erraram bastante, mas pra mim foi só um detalhe, sem grande importância.


- Balett Ucraniano Roksolana, da Argentina
Não posso deixar de falar que eu AMEI a apresentação deles. Super lindo! Eles representam super bem a cultura ucraniana, e olha, eles tem um fôlego que é de tirar o chapéu. Os trajes também são muito lindos. Foi a primeira apresentação em que vi o povo todo levantar pra aplaudir...



- CTG Pousada da Serra, de Nova Petrópolis
Gostei muito da apresentação, e dos trajes. Este é um grupo aqui da cidade, e acho que fez uma apresentação muito bonita.

- Txai Companhia de Danças Populares, do Ceará
Muito legal. Mistura de dança e canto, com uma mensagem bem bonita vinda lá do Ceará.


- Compañia Artística Ñitapé, do Equador
Achei super legal a apresentação deles, mesmo. Muito bacana. Além das roupas serem super diferentes e tudo mais.



- Le Ceu de Pau, da França
Ah, eu tava boba pra ver esse grupo, mas olhei a apresentação só uma vez e descobri que todo dia era uma apresentação diferente representando casamento, carnaval e essas coisa de uma forma divertida. Enfim, olhei a apresentação do Carnaval e achei muito legal, valeu muito a pena olhar, sem contar que o povo sentado na frente ganhou um monte de comida.



- Grupo Sarandeiros, de Minas Gerais
Minas Gerais representando o mundo inteiro. Ah, achei super legal! Mostraram as diversas culturas do Brasil, desde do RS até lá no Nordeste.


- Faizi Gaskarova Dance Company, da Rússia
Outra apresentação muito linda, mesmo. O grupo de dançarinos chegou só no sábado(se não me engano), pois tiveram problema aéreo, então no horário da apresentação deles ficavam só os músicos tocam, e muita gente se impressionou muito. Então, imagina quando teve a parte da dança junto? Valeu a pena ter esperado eles chegarem.


- Sonnenshine, Volkstanzgruppe Tannenwald e Volkstanzgrupp Freundschasfkreis (ADULTO)
Por último, e de forma alguma menos importante, três grupos daqui da cidade. Não havia visto nenhuma apresentação deles até o festival (por desleixo meu mesmo) e gostei muito. 


É isso gente, essas foram algumas das apresentações que eu vi e consegui tirar foto. Além desses, teve outros: um grupo do Egito que eu achei super bacana, mas quando fui ver não estava com a câmera; da Republica Tcheca, que era bem calminho de um grupo de pessoas de mais idade, mas que também foi bem bacana; um grupo de dança siciliana da Argentina, que achei a apresentação suuuuper legal; e outro grupo de não sei da onde que dançavam a dança do ventre que era muito legal também; entre muitos outros grupos que via quando dava uma passadinha por lá. Desses que não tirei foto é que ia pro centro sem a pretensão de ver as apresentações e quando eu ia ver depois do curso de inglês. Mas, se eu achar fotos de outras pessoas eu edito e coloco aqui! 
Além das apresentações que eu vi, tiveram MUITAS outras, e eu me arrependo de não ter ido todo dia, desde o início pra ver cada apresentação. Fazer o que né?
Além disso, assisti também ao Espetáculo A Epopeia dos Emigrantes, que contou sobre como os alemães chegaram aqui e tal. Tirei fotos? Sim, poucas. Ficaram boas? Nem um pouco. Mas foi muito bonito. 
O encerramento também foi super bonito, muito mesmo. E o Festival foi muito homenageado, por todos os grupos e todos os visitantes. Além disso, lá em Fortaleza vão começar um festival inspirado no nosso. Achei super bacana tudo isso!


Então galera linda, acho que é isso aí. O que acharam? Alguém veio ver o Festival? Ou ficou com vontade de ter vindo? 
Espero que tenham gostado do post, que ficou super grande, e também da fatos! Fiz tudo com muito carinho!
Espero comentários! hihi'

Xoxo,
Eliana

4 comentários:

  1. Aiii, flor! Nem sabe como fiquei aqui babando por estas fotos! *-* Queria muito ter ido e foi uma pena, pois no dia que queríamos ir estava muito nublado e é super ruim de subir a serra com neblina :/
    Muito obrigada por postar estas fotos lindas *-*
    O festival parece ter sido ótiiiimo! :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  2. Ah, nem rolou de eu ir também, mas é tão pertinho de onde moro que podia ter dado uma escapadinha e ter ido. Mas adorei ver as fotos por aqui, elas estão lindas. Não sei dizer qual eu mais gostei, mas as fotos de crianças ficaram lindas mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando as pessoas falam sobre estes eventos folclóricos das respectivas cidades. É legal para conhecer além daquilo que a mídia sempre fala, sabe?

    As fotos ficaram lindas demais!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas!
    Ai, vocês não imaginam como estou feliz em saber que vocês gostaram do post, das fotos e tudo mais.. :D
    Pra quem é daqui do RS e não pôde comparecer, foi uma pena vocês não terem vindo, porque estava fantástico mesmo, e foi super bonito! Quem sabe no ano que vem você vem? Haha'

    Beijinhos, Eliana! ;*

    ResponderExcluir