Páginas

25/08/2012

Resenha - Antes que eu vá, de Lauren Oliver


Título: Antes que eu vá / Before I Fall
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 358
Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta - da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ter sido apenas mais um dia de sua vida  mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete "segundas-chanes", na  verdade. E ao reviver aquele dia seguidas vezes, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte - descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no preocesso aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais. 

Bom, comecei a ler o livro assim que terminei Estilhaça-me, e bom, terminei só hoje. Meu deus... Que vergonha, mas ficou difícil de ler com toda essa correria e tudo. Fazer uma resenha desse livro é complicado, poque quando você termina sua cabeça fica cheia de pensamentos, e minha resenha não chegará aos pés do que o livro realmente é e transmite.

Mas bem, "Antes que eu vá" é o livro de estreia da autora Lauren Oliver, tem 358 página e conta sobre os sete dias vividos por Samantha Kingston. Em todos os sete dias ela morre e acorda novamente no mesmo dia do acidente, o dia 12 de fevereiro. Sam morreu num acidente de carro, quando volta com suas amigas de uma festa. Em todos os dias que acordava em sua cama ela decidia mudar alguma coisa, para tentar mudar o resultado..

No início do livro não gostei de Sam e de suas atitudes. Ela era aquela típica garota popular que acha que tem o mundo em suas mãos. Achei que o livro fosse continuar assim, e até pensei em abandoná-lo, mas depois do 2º dia (2º capítulo) as ações de Sam começaram a melhor e o livro ficou bem mais interessante e começou a transmitir mensagens muito interessantes. 

Sam tem um namorado bonitão e popular, mas será que é ele mesmo que ela queria? Vivendo o dia 12 diversas vezes ela percebeu que ele era só mais um idiota e que ela não poderia mais continuar com aquilo. Ela percebe isso tarde demais, e se apaixona pelo cara certo tarde demais, também. Depois de um tempo ela percebeu que as coisas  mais especias estão naqueles pequenos detalhes do café da manhã, na voz da irmã caçula, no abraço da melhor amiga, nos segredos compartilhados...

"Antes que eu vá" é um livro que lhe joga muitas peguntas. Faz você refletir. Faz você pensar em muitas coisas. Faz você querer respostas. É, de certa forma, um livro profundo. O livro faz você pensar sobre as mensagens e refletir sobre as suas próprias atitudes com as outras pessoas. Quando chegou a hora da sua morte você não tem como querer fugir dela. Só o que você tem a fazer é aproveitar cada momento do hoje e fazer ações positivas, pois nunca se sabe o que será do amanhã. Na verdade, nunca se sabe se amanhã haverá um novo amanhã. E aí, o que você faria? Teria do que se orgulhar? Teria feito alguma coisa boa pela qual as pessoas pudessem se lembrar de você? Teria dito aos seus pais que os ama? Teria pedido desculpas? Teria de fato aproveitado sua vida?

"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim?
O que fiz foi realmente tão pior do que todo mundo faz?
É realmente pior do que você faz?
Pense a respeito."

É isso galera! Alguém aí já leu o livro? O que acharam? Gostaram da resenha? Alguém a fim de ler?
Eu indico o livro, muito, por que ele passa várias mensagens muito bacanas e vale a pena.

Xoxo,
Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário