Páginas

18/06/2012

Resenha - Um Dia, de David Nicholls


Título: Um Dia / One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 413
Sinopse: "Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida."



Gente, só agora estou fazendo a resenha desse livro sensacional. Não, não foi ontem que eu li o livro, e não, não foi semana passada, e não, nem no mês passado. Foi nas férias que eu li ele, ou seja, quanto tempo heim? Mas o livro é tão bom, tão bom que ainda não saiu da minha cabeça. E vocês não fazem ideia de como foi difícil fazer a resenha do livro, porque ele é tão perfeito que nada que eu diga aqui chegará ao pés do que ele realmente é.

Dexter e Emma se conhecem na noite da formatura, e passam a noite juntos. Dex e Em são completamente opostos. Em é uma garota tímida, inteligente, atrapalhada, também irônica, com uma vida difícil e que quer mudar o mundo, enquanto Dex é um garotão popular, com uma vida boa, mimado, quer ser ator/apresentador e tem uma vida boa, filho de pais ricos. Cada um quer seguir caminhos opostos.

Mas nessa noite em que Em e Dex se conhecem, eles se tornam grandes amigos, por vinte anos. Mesmo em caminhos opostos eles se encontrar cada ano (ou mandar cartas, algo assim) no dia 15 de julho, e o livro conta esse um dia, o dia 15 de julho de cada ano, que foi o dia em que eles se conheceram.

Ao longo dos 20 anos há conflitos entre os dois, mas um sempre precisa do outro. Casos de amor, problemas de família, no trabalho, nem mais tudo dá certo na vida de ambos, com já não mais apenas vinte e poucos anos, mais sim trinta. E a vida deles não segue o destino cujo eles previam, e eles ficam cada vez mais velhos. E é claro que há conflitos na relação entre eles também.

Eu achei o livro fantástico e muito emocionante. E dou a dica de ficar aberto ao livro inteiro, e não querer correr para o final, pois se não a mágica do livro não se tornará tão real. Então se abra, viva a vida de Em e Dex junto com eles, pois David consegue fazer com que isso aconteça com muita facilidade. David escreve um romance muito real, pois nada dá muito certo e nem muito errado, mas nem tudo na medida certa, como o que vivemos. Um Dia é uma história de amor, amizade, conflitos, desencontros e encontros, tristeza e felicidade, é simplesmente emocionante.

O final do livro eu achei muito interessante, pois apesar de eu ter chorado litros e litros foi algo totalmente novo e fora daquele clichê do “viveram felizes para sempre”. Terminei de ler o livro, fechei-o e fiquei a acariciá-lo com minhas lágrimas rolando.

Pra mim, com toda certeza esse livro será um dos que eu mais lembrarei pra toda minha vida e é, sem dúvidas, um dos meus favoritos. A história, os personagens e a escrita são apaixonantes.
E, já foi lançado o filme baseado no livro. Este eu ainda não cheguei a ver, mas eu acho que ele deve ser tão lindo quanto foi o livro. Mas quem sabe eu possa me supreender! Vejam o trailer:


Acho que quem leu o livro, assim como eu, se apaixonou. E pra quem vai ler: Boa Leitura!


3 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro do meu pai, fiquei louca quando vi o filme, pois logo pensei "se o filme é lindo, imagina o livro?".
    Eu estava certo, o livro é maravilhoso, lindo. Chorei muito no final e é realmente difícil resenhar-lo. São tantos detalhes e momentos marcantes que fica até difícil escolher apenas um.
    Parabéns pela resenha linda!
    Sucesso no blog, beijos.

    www.teusrastros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quero assistir o filme!!
    http://sweetdreamssah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o livro deve ser muito bom, e eu ainda quero assisti-lo também. Eu costumo somente alugar filmes, e só não assisti ainda porque nunca consigo pegar ele, pois sempre 'está fora' nas locadoras da cidade... :\
    Mas ainda vou assistir (y)

    ResponderExcluir