Páginas

09/10/2012

Resenha - A culpa é das estrelas, de John Green

Título: A culpa é das estrelas / The fault in our stars
Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 283
Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Não sei nem como começar a falar desse livro... Brilhante, fantástico, maravilhoso, tocante... Marcante! Um livro pra ser lembrado pro resto da sua vida. Pequeno, porém gigante! Admito que nunca chorei tanto lendo um livro e achei que nem teria como. Depois de terminar ele, o coração fica apertado e não dá pra começar outro livro, pois você se sentirá traindo Hazel e Augustus. E acho que nenhuma resenha consegue chegar ao que o livro realmente é.

Nunca havia lido nada do John Green, mas esse livro estava sendo tão falado que eu não podia deixar de lê-lo. E eu não me arrependo um fio por ter escolhido ele. E depois desse eu fiquei com muita vontade de ler a outra obra do John, 'Quem é você, Alasca?', então se alguém já tiver lido, comentem sobre ele, por favor!

Mas, voltando ao 'A culpa é das estrelas', ele conta a história de Hazel Grace, que é uma paciente terminal vítima do câncer. Você certamente já teve ter pensado em uma vida perfeita e todas essas coisas, certo? E se você tivesse câncer, acha que sua vida seria a pior coisa? Bom, Hazel encara a sua vida do jeito que ela é, pra ela não importa que sua vida seja essa imperfeição, porque ela consegue fazê-la perfeita do seu jeito. Hazel tem 16 anos e descobriu seu câncer aos 13 anos. Ele tem a sorte de ainda não ter morrido, mas é algo que pode acontecer a qualquer momento, pois não existe cura. Ela é irônica, divertida, inteligente, engraçada, forte e, bem, incrivelmente incrível. Frequenta o Grupo de Apoio à Crianças com Câncer e tem pais que lhe dão o maior apoio, uma mãe totalmente presente e um pai sensível. 

Bem, é nesse grupo de apoio em que ela conhece Augustus Waters, que aparece por lá um dia, com seu amigo Isaac. A partir da primeira vez que Augustus aparece lá, nasce naturalmente uma amizade e um grande amor. Augustus é um garoto de 17 anos, inteligente e esperto, que adora metáforas, ex-jogador de basquete, alto, magro e musculoso, muito bonito, e com um humor incrível. Ele já sofreu câncer, e usa  prótese numa das pernas. O amor que cresce entre os dois é incrível, de uma forma muito natural e delicada. 

E tem o livro preferido de Hazel, 'Uma aflição imperial', que é um livro que ela já leu e releu várias vezes, mas ele não tem um final, pois ele acaba quando a personagem Anna morre. Hazel empresta o livro a Augustus, e ele assim como ela, fica indignado com o final, pois há muitas perguntas sem resposta. E assim, eles decidem ir para a Holanda se encontrar com o autor. Mas as perguntas não são respondidas e eles acabam não descobrindo o que queriam, mas a viagem, para ambos, se torna inesquecível!

John Green não usou uma forma depressiva e melancólica para escrever o livro, mas sim profunda e realista, por mais que os diálogos sejam simples, mas filosóficos. O poder que as palavras tem são incríveis. É uma narrativa realmente tocante.

A história passa por muitas reviravoltas. "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais", exatamente como disse Markus Zusak. Os fatos vão ficar revirando na sua mente por um tempo indescritível e você não vai conseguir esquecer do livro.  É comovente, e depois de terminar o livro eu simplesmente quis matar o câncer. Não pela Hazel, mas pela história. Acho que é um livro incrível e eu super indico ele pra qualquer tipo de pessoa, por que ele vale cada centavo e cada palavra lida. Merece cinco estrelas e entrou pros meus favoritos, sem dúvida!

Xoxo,
Eliana

2 comentários: