Páginas

01/10/2012

Resenha - Água para Elefantes

Título: Água para Elefantes / Water for Elephants
Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Sinopse: "Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. 
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera."

Terminei esse livro já faz um tempinho, e também já terminei Branca de Neve e o Caçador. Sendo assim, vim falar um pouco sobre minhas impressões sobre o livro.

Jacob era estudante de veterinária e tinha uma vida normal. Até o dia em que recebe a notícia da morte de seus pais. Depois desse acontecimento, Jaboc perde seu rumo, e decide abandonar a faculdade antes das provas finais e, sem dinheiro, sem família e sem nada, decide pula em um trem em movimento não imaginando o que viria a ser da sua vida dentro daquele trem. 

A história é narrada em primeira pessoa, pelo Jacob. Ele está vivendo em uma casa de repouso, está com   90 ou 93 anos, algo que não se lembra muito bem,  e quando o circo vem para a cidade ele se lembra da época em que viveu dentro de circos, fazendo parte deles. Ou seja, a história é feita de flashbacks, indo e voltando no tempo. 

Somos puxados para a história de Jacob, sendo transportados para a vida no circo. A narração tem uma capacidade incrível de fazer você se sentir lá dentro. É maravilhoso! Acompanhamos as revira-voltas de um período da vida de Jacob de um jeito fascinante. Primeiro tem o August e Tio Al os donos do circo Os Irmãos Benzanini - O Maior Espetáculo da Terra, que são, tipo, bipolares, uma hora eles podem ser os melhores homens que você já conheceu, e em outra, o horrível oposto disso. Por eles que ele é contratado para ser o veterinário do circo. E aí, depois tem Rosie e Marlena(esposa de August). Rosie a elefanta que é muito mais além de burra e ignorante, e muito dócil. Marlena, a dama simpática, com um grande coração, sempre muito querida, a domadora dos cavalos, que fará ele enfrentar muitas coisa pelo seu amor por ela. 

Os pontos negativos no meu ponto de vista: a diagramação. Não gostei muito. Tem margem pequena e o espaçamento também é pouco. E além disso a letra é bem pequena. A divisão dos capítulos não tinha nada de especial, sendo também que eles eram grandes. Já a capa eu adorei. Achei muito linda, mesmo sendo a do filme. Tem gente que não curte livro com a capa do filme, mas eu achei que ficou bem bonito! Outra coisa: eu achei que o livro teria mais ação, mas não tem muitos acontecimentos super impressionantes, o que eu achei que seria ao contrário.

Eu adorei o desenrolar da história. É incrível como tudo flui. Você não sabe o que pode acontecer depois e se surpreende. Inclusive, eu adorei o final, algo que me surpreendeu horrores. Muito lindo! Eu nunca iria imaginar aquilo, mesmo sendo "simples". Outra coisa que gostei, não da história, mas enfim, foi saber da onde surgiu a ideia da autora pra fazer algo sobre elefantes e circos. Ah, já vou avisando que, sim, o livro tem partes picantes, que eu acho que a autora podia ter narrado melhor em alguns momentos e não se preocupado tanto em outros, mas nada de mais.

É um livro que eu recomendo muito. É lindo de mais! E de fato, os personagens continuam vivos dentro de você mesmo depois de virar a última página do livro. Quem aí está afim de ler o livro ou já leu? O que acharam da resenha? Comentem, por favor!

Xoxo,
Eliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário