Páginas

20/09/2012

Resenha - Um escritor no fim do mundo, de Juremir Machado da Silva

Título: Um escritor no fim do mundo
Autor: Juremir Machado da Silva
Editora: Record
Páginas: 238
Sinopse: Relato de viagem feita por Juremir Machado da Silva e Michel Houellebecq à Patagônia no final de 2007. Nas palavras do próprio autor: "Uma relexão profunda, embora leve, irônica e divertida, sobre o ato de escrever, o sentido da viada e a diferença entre pinguins e lobos-marinhos."

Um escritor no fim do mundo é o relato do escritor Juremir Machado da Silva que compartilha sua viajem com o escritor francês Michel Houellebecq para a Patagônia, considerada pelos franceses o fim do mundo, por ser tão distante da França. Em seu relato, Juremir não tem o intuito de fazer um guia de viagem, mas sim de contar como foi sua convivência com Michel.

Pra falar a verdade eu não estava nem um pouco a fim de ler o livro. Nunca gostei da literatura brasileira, sendo que de um tempo pra cá ela mudou bastante e já tem grandes livros que eu fiquei com grande vontade de ler. Mas na escola eles sempre tinham apenas aqueles livros velhos e de histórias chatas, então é daí que vem o meu desgosto. Mas felizmente posso dizer que esse livro me fez mudar bastante o meu ponto de vista. Acho que por ele ser dos tempos mais atuais.

O autor veio para a cidade dar palestra e então os livros foram disponibilizados na minha escola, de graça. Logo me interessei por causa do título, pois achei que falaria da Patagônia e desse pedaçinho do mundo, do que tem lá, o que dá pra fazer por lá, e essas coisas. Não. O livro é totalmente diferente, não é um guia de viagem, como já disse. No início isso se tornou um ponto negativo pra mim, mas depois fui gostando do livro.

Juremir conta sobre como foi seu tempo compartilhado com sua namorada(não sei se de fato é namorada, mas é alguma coisa assim) Cláudia e Michel na Patagônia e compartilha as suas "conversións animalieres". Gostei da linguagem que ele usou, a forma de escrita e sobre a despreocupação em usar vocabulário informal e em falar sobre qualquer coisa. Quer dizer, às vezes achei que eles falavam coisas meio inadequadas, mas enfim.

As histórias de Juremir e Michel são bem reflexivas, sendo as vezes sobre temas bem bobinhos ou algo mais profundo. Grande parte de suas conversas giram em torno da literatura, e são mencionadas pessoas de grande importância.

Outro ponto positivo do livro é dos capítulos curtos. Acho que vocês já sabem que eu adoro livros de capítulos curtos, certo? Rende uma leitura muito mais harmônica.

Bom, eu goste bastante do livro, mas dependendo da pessoa ele pode ser bem cansativo. Indico para quem estiver interessado! Tem alguém que já leu?

Xoxo,
Eliana


2 comentários:

  1. Oi Eliana!
    Eu ainda não li esse livro, na verdade eu nem conhecia. Estou separando alguns livros para ler nas férias de fim de ano e vou colocar esse na lista dos nacionais. Depois eu te conto o que achei dele. =)
    Adorei conhecer o blog e já estou seguindo.
    Beijos!

    p.s: Feliz Aniversário atrasado pra vc tbm! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Fico muito feliz com a sua visita, e mais ainda que tenha gostado do post, do blog e estar seguindo!
      Obrigada pela felicitação.. hehe' *-*
      Beijinhos ;*

      Excluir